Translate

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Nossa Missão

A Missão Malaquias é uma comunidade de aliança, cujo os membros são enviados em missão para várias dioceses, além de desenvolverem trabalhos na Diocese de Campos.
Pretendemos ser em Deus um intrumento de evangelização e formação de jovens e adultos dispostos a seguirem o chamado do DIVINO MESTRE. Nossa MISSÃO é fazer unidade, resgatando, formando e inserindo na comunidade paroquial os filhos e filhas de Deus que estão afastados da casa do Pai.
A nós foi dada a mesma graça ofertada a São Paulo de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Cristo (Ef. 3,8). A novidade de vida n´Ele é Boa Nova para o homem de todos os tempos: a ela todos são chamados e destinados.
Todos, de fato, buscam a Boa Nova, mesmo que às vezes confusamente, e têm o direito de conhecer o valor de tal dom e aproximar-se dele. A Igreja, e nela cada cristão, não pode esconder nem guardar para si esta novidade e riqueza, recebida da bondade divina para ser comunicada a todos os homens. Esta missão é envio no Espírito, como  diz no texto de São João: Cristo envia os seus ao mundo, como o Pai O enviou a Ele; e, para isso, concede-lhes o Espírito. Lucas põe em estreita relação o testemunho que os apóstolos deverão prestar de Cristo com a ação do Espírito, que os capacitará para cumprir o mandato recebido. 
O Espírito impele o grupo dos crentes a constituírem comunidades, a serem Igreja. Depois do primeiro anúncio de Pedro no dia de Pentecostes e as conversões que se seguiram, formace a primeira comunidade ( cf. At 2, 42-47; 4, 32-35).
Nós somos chamados para testemunhar o Cristo no meio do mundo e relembrar a todos os homens a salvação que nos foi conquistada por um alto preço. 
Esta comunidade de missão busca ser a voz do próprio Deus que clama, anuncia e denuncia o mal no mundo.Sempre nos lembramos de que não somos deuses, mas sinal do próprio Deus. Por isso, a missão começa em noss vida de conversão para em seguida vir o anúncio.
Buscamos ser sinal da UNIDADE na Igreja através de uma opção preferencial, não exclusivista, aos jovens, resgatando vidas para Deus, através da revelação bíblica e do magistério da Igreja.

Nosso Fundador

Padre Paulo Henriques Barreto nasceu em Morro do Coco, aos 3 dias do mês de junho do ano de 1970.O primeiro de sete filhos de dona Brasilina da Conceição Leandro e sr. José Catarino Barreto, sempre pôde contar com a proteção de toda a familia ,pois era também o primeiro neto e sobrinho.
Por morar próximo à igreja católica, construiu amizade com os padres e demais dirigentes de sua paróquia de origem, o que fez com que crscesse nos umbrais da casa do Senhor.Quando criança, foi coroinha até aos 14 anos e, depois, catequista e integrante do grupo de adolescente chamado Tuac. Mais tarde, integrou o grupo jovem Judac. Tudo isso em Morro do Coco, onde também começou a cantar e fortalecer a sua vida religiosa e social.
 
Com a morte do pai, trabalhou em vários lugares simples e difíceis sem perder seu ideal de fé, nem mesmo quando trabalhava à noite e estudava de dia.
Até que, aos 19 anos, entrou para o Seminário Diocesano Menor de Maria Imaculada, em Campos, onde morou por um ano no propedêutico desta instituição. Terminado o período, foi para o Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio de Janeiro, no qual, durante 7 anos, estudou filosofia e
teologia, respectivamente. Concluído os estudos, regressou a Campos e foi ordenado diácono no dia 10 de agosto de 1996 e sacerdote no dia 28 de junho de 1997, em cerimônia celebrada pelo então bispo diocesano Dom Roberto Gomes Guimaraes, mui digno bispo de Campos. 
Imediatamente, foi enviado para sua primeira missão como pároco em Santa Clara de Porciúncula , onde ficou até 1999. Assumiu, em fevereiro de 1999, a vice-reitoria do Seminário Diocesano e a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no Parque Leopoldina, em Campos. No ano de 2004, foi transferido para a Paróquia de Santo Antônio, no Jardim Carioca.Concomitantemente a esses ofícios, foi responsável pela Pastoral Vocacional Diocesana e diretor espiritual da Renovação Carismática Católica - Regional Norte.
De temperamento alegre, sempre motivou a vida dos jovens e mostrou a face de Cristo de uma forma radical e alegre. Seu ministério tem uma tônica muito forte no trabalho com jovens e no aconselhamento de namorados e casais.
O espírito missionário sempre esteve e estará presente na vida deste sacerdote , que tem o que o padre Zezinho chama de paz inquieta. O lema sacerdotal já nos diz um pouco desta vontade de acertar e ser fiel: “JUROU O SENHOR E NÃO VOLTARÁ ATRÁS, TU ÉS SACERDOTE PARA SEMPRE”.
Sentimos que o espírito missionário sempre o acompanhou como dom da palavra e um carisma especial para lidar com os jovens, sendo um instrumento de benção na Diocese de Campos. A Comunidade Católica Missão Malaquias tem o seu jeito de ser impresso nela: alegria no Senhor e radicalidade no seguimento de Jesus.

Fale conosco

e-mail: missaomalaquias@hotmail.com
Site: www.missaomalaquias.com